quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

É difícil vê-lo como um adulto - Parte 3

Há uma outra coisa incomum de que ele adora e quase enlouquece quando vê: policial e carro de polícia. Como uma criança Tchou é fascinado por isso então imaginem como ele ficou quando, ao me esperar no portão um dia desses, uma viatura parou para questioná-lo o porque dele estar ali, aquela hora.

-         Estou esperando minha colega para levá-la até o ponto – ele responde
-         Aonde você mora? – o policial pergunta.
-         Ali na frente

Nesse dia, ao caminharmos até o ponto, Tchou já foi me contando os detalhes e dizendo o que poderia ter respondido a eles se tivesse mais coragem.

-         Em vez de me “enquadrarem” porque não vão procurar os bandidos que estão por aí.

Isso foi assunto para dias.
Na semana passada algo estranho aconteceu. Quando saí no portão Tchou não estava me esperando. De tão acostumada com a sua presença comecei a me preocupar e subindo a rua ia olhando para a sua casa na esperança de vê-lo. “Acho que perdeu a hora”, pensei e isso me satisfez.
No dia seguinte ele aparece.

-         Bom dia, Tchou, você está sumido, hein! Perdeu a hora ontem?
Com um olhar pesaroso e meio cabisbaixo ele responde:
-         Fiquei mal ontem, Paula, desmaiei duas vezes, uma no banheiro e a outra na cozinha.
-         Mas o que foi Tchou? – Pergunto preocupada.
-         Quando eu fico com gripe eu fico assim...
-         Você come bem, Tchou? – pergunto vendo a sua fragilidade
-         Ah! Como duas colheres de feijão, arroz,...assim...

Na verdade, Tchou não se alimenta bem, sempre foi assim. Seu irmão gêmeo já havia dito que ele é metódico até para comer. Come um pouquinho nas refeições principais e só, deve ser por isso que qualquer gripe, resfriado que o contagie já é motivo para preocupação. Seu corpo é fraco e como uma criança teimosa não se agasalha devidamente, isso pude comprovar no inverno. Debaixo do frio maldoso da madrugada, Tchou e sua jaqueta fina do Corinthians e nada mais.

Leia aqui "É difícil vê-lo como um adulto - Parte 1"
Leia aqui "É difícil vê-lo como um adulto - Parte 2"

2 comentários:

  1. A maior força do Tchou é sua aparente fragilidade.

    ResponderExcluir
  2. Paulo,
    Concordo com você. Aparentemente frágil, mas capaz de mudar a vida das pessoas ao seu redor. Beijos.

    ResponderExcluir