segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Verdade


Há algum tempo venho amadurecendo a ideia de fazer um blog. Como jornalista tenho a necessidade de escrever e discutir informações que considero de suma importância para o exercício da minha profissão. Dentre pesquisas e a leitura assídua de alguns blogs já conceituados me inquietei e decidi, por fim, ter um espaço onde estudantes, profissionais da área e demais pessoas interessadas possam se encontrar e contribuir para um jornalismo melhor e responsável.
Eis me aqui, diante de um assunto que dará inicio as minhas postagens, a verdade jornalística.
Lembro - me muito bem das aulas na faculdade. Os professores deixavam claro que o jornalismo é a busca incessante da verdade e, para tanto, é imprescindível que o jornalista  esteja atento aos acontecimento e não deixe escapar nenhuma informação relavante para a conclusão do texto. Saber ouvir os dois lados da notícia, apurar, checar as informações, pesquisar, perguntar e saber organizar o material adquirido são apenas alguns elementos fundamentais para que a verdade possa ser transmitida à população de forma clara e objetiva.
Sabemos que a teoria é bem diferente da prática. Infelizmente quem tem o poder da comunicação, tem também o poder da manipulação, com isso muitos textos jornalísticos sofrem a interferência de interesses econômicos, sociais e políticos. E a verdade onde estaria? A imparcialidade dos fatos, o assunto claro e objetivo parece-me perdido nos meios de comunicação.
Levando em consideração que a definição de verdade é a "qualidade do que é verdadeiro; realidade; exatidão; coisa certa e verdadeira", tenho a impressão que no jornalismo ela nasce e morre em frações de segundos. Tem origem no pensamento do jornalista que pretende transmitir a informação exata, mas morre no momento seguinte, no exato instante em que as entrevistas, o material pesquisado, enfim, a sua pauta segue a linha editorial do veículo de comunicação ao qual se reporta.




2 comentários:

  1. Ana,
    Texto perfeito, pois nós sabemos muito bem as diferenças da teoria e da pratica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É, pelo que se vê por aí, a ética é uma coisa muitas vezes esquecida dentro do jornalismo, principalmente por parte dos "peixes grandes" que, geralmente, consideram-se do bem e do mal, como se apenas seus respectivos nomes fossem garantia de credibilidade.

    ResponderExcluir