terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fascínio pela literatura dentro do jornalismo

Gay Talese, o mestre
Ah! Esse jornalismo literário que me encanta. Desde que eu o conheci percebi que uma matéria pode ser muito mais atraente para os leitores se o assunto abordado for escrito com recursos da literatura.
Personagens, falas transcritas com travessão, descrição detalhada de acontecimentos e pessoas, além da subjetividade do autor podem contar, e muito bem, as principais notícias que estampam as capas dos jornais diários.
O New Journalism surgiu por volta dos anos 60 como uma forma de dar liberdade aos jornalistas para inserir características da literatura em seus textos.  Truman Capote e o seu “A Sangue Frio” marcam o movimento, assim como Hiroshima, de John Hersey (Atualmente ambos podem ser lidos em livros lançados pela Companhia das Letras), que com riqueza de detalhes surpreende, emociona, informa e permite que o leitor vivencie o horror sofrido pelos sobreviventes da bomba atômica jogada na cidade japonesa.
Além deles outros excelentes e importantes jornalistas como Gay Talese, Lilian Ross, Normam Mailer, Tom Wolfe, despontaram nas páginas de jornais e revistas com textos ricos que fugiam das amarras tradicionais do jornalismo. Estes profissionais tinham tempo e a motivação dos seus veículos de comunicação para dedicar meses e até anos na apuração de uma matéria.
Acredito que o jornalista literário tem que ter o feeling da observação detalhista e da humanização, pois escrever uma matéria de jornalismo literário requer atenção e a busca incansável das boas histórias e dos grandes seres humanos que ainda não conhecemos.
A partir de hoje publicarei meus textos de jornalismo literário aqui. Espero que gostem.

2 comentários:

  1. Ah, depois desse post eu TENHO que divulgar seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana!

    Puxa que bacana, vim por indicação do Paulo e já fico por aqui...

    Não conhecia essa modalidade, ou melhor, já li matérias assim, mas não sabia o nome!!

    Sucesso no blog, moça!

    ResponderExcluir