domingo, 27 de fevereiro de 2011

Caridosa anciã paulistana

Praça da Sé - 1916

Por Ana Paula Rego

Idosa que não perde o charme, a ostentação. Consoladora, pois abraça crianças judiadas, pobres, carentes, além de desempregados e pessoas sem rumo que procuram os seus braços para pensar, pois apesar de velha ela ouve, diariamente, o lamento de homens e mulheres que almejam um futuro melhor em uma cidade como São Paulo. Presenciou o avanço da modernidade e parece se adaptar muito bem a essas grandes mudanças.

Essa anciã nasceu por volta de 1588 e hoje a conhecemos pelo nome de "Praça da Sé". Tornou-se um dos pontos turísticos da "terra da garoa". Abriga o marco zero do município e foi palco de inúmeros eventos religiosos e políticos, sendo um dos mais conhecidos o histórico comício das "Diretas Já", ocorrida em 25 de Janeiro de 1984, do qual mais de 300 mil pessoas  lutavam por eleições diretas para a presidência do país.

Outrora conhecida como "Largo da Sé", ela foi se desenvolvendo a partir da criação, no período colonial, da atual Catedral, aliás, a palavra Sé é uma abreviatura de “Sedes Episcopalis”, uma estrutura de poder da igreja Católica que costuma estar associada a uma igreja ou catedral.

Apesar de hoje em dia, essa elegante senhora, não vislumbrar mais os bondes e os senhores de terno, gravata, chapéu e bengala de tempos antigos, fica difícil não imaginar, passeando pelos seus ladrilhos já desgastados com o tempo, épocas em que as crianças, que hoje embala, eram simples crianças, felizes, vivendo como se deve viver e adultos almejando a cultura e o prazer das prosas nas horas de lazer.

Essa que hoje tem, literalmente, aos seus pés a tecnologia de trazer e levar para longe de si pessoas atarefadas e apresadas pelo estafante trabalho moderno, há de vivenciar mais e mais acontecimentos e que não perca a alegria de acolher os frutos deste sofrido século.


3 comentários:

  1. Estou certo que em 1558 e em 1916 a Praça da Sé era um lugar muito mais agradável para se visitar.

    ResponderExcluir
  2. Imagem e texto em sintonia.


    http://vemcaluisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. doçura nas palavras pra falar de uma praça?
    uau, menina.

    ResponderExcluir