domingo, 13 de fevereiro de 2011

Jornalismo e a Credibilidade

Credibilidade. Talvez essa seja a palavra que melhor define o jornalismo, mas infelizmente o que tenho visto nos meios de comunicação é lamentável. Uma sucessão de erros que não deveriam, em hipótese alguma, existir entre os colegas de profissão.
O jornalista é o profissional que deve transmitir informações sobre fatos e acontecimentos do dia a dia, pois há leitores e/ou telespectadores ávidos por conhecimento. Para isso, a busca por informações precisas deve ser essencial na apuração da notícia. Isso é a obrigação, não tem o que discutir. É dever.
A leitura constante de livros, jornais e revistas é a tarefa que faz do jornalista um profissional atualizado, em qualquer editoria, e preparado para qualquer entrevista e matéria que a ele se destina.
Sabendo da responsabilidade de nossa profissão, eis a minha vergonha ao ver a gafe cometida por uma jornalista da Globo News ao entrevistar o talentoso ator Lúcio Mauro Filho.
Demonstrando total desinformação sobre a vida do ator, a repórter Sonia Racy diz que o pai dele, o também ator Lúcio Mauro, “não está mais entre nós”. O filho responde com bom humor “Bom, graças a Deus o papai está entre nós ainda".
Diante disso fico pensando que muitas vezes a credibilidade de um veículo de comunicação pode ser destruída facilmente com grandes erros e péssimos profissionais. 

8 comentários:

  1. Bah, isso seria uma gafe em qualquer mesa de bar ou sala de visitas, imagina numa emissora de televisão! Um bom dia pra ti, Ana! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, que mico!

    Claro que erros acontecem, errar é humano e blá, blá, blá, mas quando um erro tão primário vem de uma emissora que se gaba de um suposto "padrão de qualidade", a coisa fica ainda mais feia.

    Outros exemplos da mesma aberração:

    http://www.youtube.com/watch?v=iypM6LKhB8o&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=2LQy2-2jeSQ&feature=related

    Coincidentemente ambos entrevistando a banda Los Hermanos...

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    Mas eu ri, viu Ana?!! Não só com a Sonia Racy, mas também com os vídeos que o Paulo indicou, putz!!

    Amei o posicionamento do Rodrigo Amarante!

    ResponderExcluir
  4. Fico mto feliz que, de alguma forma, tenha contribuído para que você criasse esse blog. Parabéns, mto legal seu conteúdo. E continue compartilhando conteúdo! ;-)

    ResponderExcluir
  5. Só tenho uma coisa a dizer... Vergonha.

    Ana,

    Parabéns por discutir e colocar em pauta um assunto tão importante na vida de nós jornalistas.

    ResponderExcluir
  6. Lú,
    Fiquei com vergonha alheia. Imagina! É o que eu escrevi no post, o jornalista tem que, no mínimo, ler sobre o assunto que vai tratar na matéria e/ou na entrevista. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Paulo e Lívia,
    Foi tão feio que parece inacreditável que essas coisas acontecem em uma emissora como a Globo News né? Assisti os vídeos do Paulo e também gostei do posicionamento do Rodrigo. O duro é que o jornalista insistia. Cara chato! rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Jaque,
    Obrigado por sempre estar aqui. Beijos.

    ResponderExcluir