quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Parto

Thomas Mann

"O escritor é um homem que mais do que qualquer outro tem dificuldade para escrever"
( Thomas Mann )

Não me parece que Thomas Mann tenha tido problemas para escrever. Seus maravilhosos escritos como “A Montanha Mágica”, “A Morte em Veneza” e tantos outros livros dele demonstram sabedoria e criatividade para desenvolver histórias densas, porém envolventes.
A frase acima me alivia porque vejo que até os mestres tiveram dificuldades para iniciar um texto, pois eu, diante da página em branco, muitas vezes me vi sem ideias de como começar. Quase sempre há uma ansiedade por escrever, mas as palavras não aparecem.  Travo diante da brancura, do vazio.
Quando o desconforto é grande, levanto, dou uma volta pela redação, leio alguma notícia na internet, saio da sala. Ás vezes dá certo é as frases começam a despontar, noutras ainda é preciso pensar mais, me concentrar.
Já aconteceu de no meio do texto fugir as palavras e eu ter que parar, por alguns instantes, e pensar qual rumo dar a matéria, quais fontes precisam ainda ser ouvidas, o que falta para ser apurado.
Sempre ouvi dizer, de professores e até escritores, que escrever é um parto, doloroso por sinal. Pode demorar horas ou dias para que o texto saia, bonitinho, e você passe a admirá-lo.


2 comentários:

  1. Ah esse parto eu entendo. O vazio e o branco muitas vezes tomam conta de nós e nos faz sentir angustiados.
    Ainda bem que às vezes quando não sai basta te chamar....rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Thomas Mann é maravilhoso! Settembrini é um personagem que mora no meu coração, rs.

    ResponderExcluir